Tipos de junta homocinética
Fixa e Deslizante. a) A junta homocinética fixa transmite torque e permite que o semi-eixo trabalhe em ângulo. Fique atento para o aparecimento de ruídos (click-clíck) quando o veículo traciona em curvas.
b) A junta homocinética deslizante, além de transmitir torque, conta com sistema deslizante que permite ao eixo aumentar ou diminuir seu comprimento, acompanhando a suspensão. Atente para o aparecimento de ruídos (estalos) quando se acelera ou desacelera em retas.
Anote
Quando quebram, tanto a junta fixa quanto a deslizante, podem parar o veículo.
Coifa da junta homocinética
É a peça que mantém a graxa das juntas homocinéticas (fixa e deslizante) no lugar e impede a entrada de agentes contaminantes, como água e areia. A cada 5 mil km, observe se não existem furos ou rasgos e se as braçadeiras estão bem presas.
O eixo interconector liga a junta homocinética deslizante à junta homocinética fixa. Em alguns modelos, pode ligar duas juntas deslizantes. Quando inspecionar as homocinéticas, veja se o eixo interconector não está torto ou perdeu o coxim do balanceamento (que existe em alguns modelos).