Mantenha distância
Grandes filas de veículos são muito perigosas, principalmente quando os carros estão “colados”. Qualquer freada mais brusca pode iniciar colisões sucessivas. Quanto maior a velocidade do tráfego, maior deve ser a distância entre os carros. Só assim você pode acompanhar, com segurança e a tempo, as evoluções do tráfego.
Velocidade nas ultrapassagens - Ao ultrapassar
Uma ultrapassagem segura exige, antes de mais nada, uma avaliação correta da distância necessária para fazê-la. Sinalize sua intenção e faça a manobra. Não é permitido exceder a velocidade nas ultrapassagens.
Velocidade nas ultrapassagens - Sendo ultrapassado
O motorista que estiver sendo ultrapassado deve facilitar ao máximo a operação, encostando o mais que puder à direita e desacelerando se a ultrapassagem ocorrer numa subida. Se for numa descida, pise no freio levemente para aumentar a distância entre os carros.
Velocidade nas ultrapassagens - Engarrafamentos
Se você ficar preso em um engarrafamento, tente manter a calma. Resista à tentação de passar pelo acostamento e trafegar na contramão. O tempo economizado não vale uma multa mais adiante, sem contar o risco de um acidente.
Velocidade nas ultrapassagens - Antes de uma ultrapassagem
Utilize a transparência do pára-brisa do carro da frente para observar o movimento dos veículos que estão vindo em sentido contrário. Se o veículo que estiver atrás quiser ultrapassá-lo e estiver próximo demais, sinalize para que diminua a velocidade. Caso ele insista, deixe-o ultrapassar logo que for possível.
Dirigir com sono
Evite pegar o volante nas horas em que costuma sentir muito sono. Se estiver cansado, não tenha vergonha de passar a direção para outro passageiro habilitado.
Remédios tranquilizantes
Não tome remédios tranquilizantes ou que lhe dão sono normalmente, antes de dirigir. Se for obrigado a tomá-los, não dirija enquanto o efeito permanecer.
Óculos reserva
Se você depende de óculos, tenha um par sobressalente no porta-luvas. Numa emergência, você não ficará sem poder dirigir.
Não dirija com sandálias.
É contra a lei e perigosíssimo, pois, precisando fazer um movimento rápido com os pés, a sandália pode prender nos pedais.
O carro atolou?
Lama: A lama faz com que as rodas de tração do seu carro patinem. Quanto mais você acelera para tentar sair, mais as rodas patinam no sulco aberto na lama, afundando o carro.
- Tire todo o peso possível do carro, principalmente passageiros. Carro mais leve afunda menos.
- Tire a lama da frente das rodas, procurando fazer rampas suaves. Use pedras, galhos e folhas para calçar os pneus ou, se estiver à mão, trapos, sacos de estopa ou folhas de jornal.
- Engate a segunda e tente sair sem acelerar muito. Em primeira marcha, você força demais o motor, afundando as rodas no atoleiro.