O que é
É o ato de dar equilíbrio às rodas do veículo, para lhe assegurar boa estabilidade e dirigibilidade.
Quando balancear
A cada 10 mil km, pois à medida que o pneu se desgasta, altera-se o peso da roda, exigindo ajuste do contrapeso. Mas se notar alguma irregularidade, mande testar o balanceamento.
O balanceamento periódico dos pneus evita problemas em todos os componentes do sistema de suspensão do veículo. Nas rodas traseiras, o desbalanceamento provoca a vibração da carroceria e ruídos. Nas rodas dianteiras, o problema é notado pela trepidação isolada do volante ou pela direção, ora puxando para a esquerda, ora para a direita.
Esse defeito decorre não apenas devido a solos irregulares e esburacados. Pode também ter origem já na montagem da roda e do pneu, uma vez que na própria composição do pneu há pontos com maior acúmulo de borracha. E na roda também há locais com maiores concentrações de chapa.
Balanceamento Estático
É a distribuição uniforme do peso do conjunto pneu, aro e cubo ao redor de seu eixo, de tal forma que a roda fique em qualquer posição sem a tendência de girar por si mesma.
Balanceamento Dinâmico
Significa que a roda, além de seu balanceamento estático, deve girar concentricamente a qualquer velocidade, mantendo-se sempre em ângulo reto com seu eixo de rotação.