O que é
Alinhamento ou geometria é o ajuste da suspensão a determinados valores que garantem a segurança e a estabilidade do veículo. Qualquer mudança nesses valores gera o desalinhamento das rodas e outras irregularidades mecânicas, como impacto em buracos e desgaste dos componentes da suspensão.
Quando alinhar
Recomenda-se fazer o alinhamento a cada 10 mil km.
Alinhamento Convergência
É o ajuste das rodas do eixo direcional para que fiquem um pouco mais fechadas na parte dianteira do que na parte traseira. Evita que as rodas “dancem”. Uma convergência excessiva resulta no desgaste da banda de rodagem (escamas) nas raias internas e na área do ombro do pneu.
Alinhamento Divergência
É o ajuste das rodas do eixo direcional para que fiquem um pouco mais fechadas na parte traseira do que na parte dianteira.
Uma divergência excessiva provoca desgaste da banda de rodagem (escamas) nas raias externas e na área do ombro do pneu.
Alinhamento Cambagem
É o ajuste que designa a inclinação da roda em relação a um plano vertical e que controla as características de rolamento das rodas. Cambagem positiva é a situação em que as rodas estão mais próximas na parte de baixo onde tocam o chão do que na parte de cima. Cambagem negativa é a situação oposta. A cambagem excessiva traz desgaste anormal da banda de rodagem e do ombro do pneu. Se positiva, afeta a parte externa do pneu e, se negativa, a parte interna.
Alinhamento Caster
É a inclinação do pino para frente ou para trás, com relação à vertical, de modo a proporcionar melhor dirigibilidade ao veículo. Pouco ou nenhum caster ocasiona uma trepidação da roda, resultando desgaste da banda de rodagem. Caster excessivo provoca o shímmy (vibração) e desgaste total da banda. Caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando desgaste irregular.