O que é
O sistema hidráulico de direção é composto de mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório, mangueira, suportes, polias, correias e outros. A direção hidráulica facilita as manobras, absorve as vibrações e evita acidentes no caso de estouro do pneu dianteiro. Sinônimo de conforto e, principalmente, segurança, o componente ganha cada vez mais adeptos, que aumentam o número de veículos equipados com o sistema. O mecanismo hidráulico foi projetado para suportar; toda a vida útil do veículo. Mas, para isso, deve passar por inspeções preventivas periódicas.
Cuidados
- Não use produtos inadequados na lubrificação do veículo. Essa conduta é responsável pelo desgaste prematuro dos componentes de borracha instalados no carro e no sistema de direção.
- Evite vícios ao dirigir, como forçar o volante em final de curso, esterçar (girar) o volante em ambos os sentidos, com o veículo parado, e o subir e descer guias. Isso faz com que os componentes internos do sistema hidráulico de direção, pneus e os componentes da suspensão trabalhem em condições desfavoráveis, comprometendo a durabilidade da garantia dada pelo fabricante.
Problemas
- Os mais comuns são vazamentos e folgas, que provocam ruídos acentuados, chiados em manobras de esterçamento, aumento de esforços e trepidações no volante. Como os componentes da suspensão podem apresentar os mesmos problemas, é preciso o diagnóstico de um profissional de reparação qualificado.