O que é
O motor produz a força que movimenta o veículo. Essa força é levada às rodas pelo sistema de transmissão de força, do qual fazem parte a embreagem, a caixa de câmbio, os eixos cardan, os eixos diferenciais e as juntas homocinéticas. Desmontada, a embreagem apresenta os seguintes componentes: o volante do motor (nada a ver com o volante de direção), o disco da embreagem, o platô (ou placa de pressão), o diafragma (ou molas de pressão) e a carcaça.
Para que serve
Se não fosse a embreagem, o motorista teria que desligar o carro toda vez que parasse nos semáforos. Quando você pisa no pedal da embreagem, está desligando, por um momento, o sistema de transmissão de força. Nessa hora, o disco da embreagem se afasta do volante do motor e fica girando sozinho, enquanto acontece a troca de marchas, que começa com o manejo do câmbio.
Esse trabalho é facilitado pelo diafragma, que funciona como uma sanfona, empurrando e sendo empurrado pelo platô. O platô faz o mesmo movimento com o disco da embreagem, recebendo e transmitindo a força.
Cuidados
- Só use o pedal da embreagem na hora da troca de marcha. Descansar o pé sobre o pedal provoca aquecimento excessivo do sistema e desgaste dos componentes.
- Não utilize a embreagem como freio, pois esse hábito causa desgaste do disco.
- Evite colocar peso além da capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo, para não afetar o funcionamento da embreagem e diminuir tempo de vida útil da peça.
- Evite arrancadas bruscas e reduções súbitas de velocidade, freando desacelerando o motor rapidamente.
- Nunca saia com o veículo na segunda marcha.
- Lembre-se de que o veículo deve entrar em movimento sem trepidação e os engates das marchas devem acontecer sem nenhum ruído.
- Pequenos testes dinâmicos com o veículo, realizados por profissionais especializados, dão um diagnóstico do sistema de embreagem, indicando se há necessidade de uma eventual substituição do conjunto.