O que é
O escapamento é um conjunto importantíssimo. Trata-se de um sistema de exaustão desenvolvido para reduzir o nível de ruído provocado pela combustão dos gases rio motor e o ruído provocado pelo choque dos gases com o meio ambiente. E um componente fundamental para o desempenho, segurança, conforto e civilidade no uso do veículo.
Além de prejuízos para o bom desempenho do motor, um escapamento com problemas emite gases nocivos. Sem falar no ruído, poluição sonora que afeta tanto o motorista quanto todos que tem que suportar a passagem do veículo por perto.
Os escapamentos são compostos de
- Tubo dianteiro
Conduz os gases do coletor do motor para o catalisador
- Catalisador
Responsável pela purificação dos gases! Contribuindo para diminuir em até 95% a emissão de gases como o monóxido de carbono, altamente prejudicial à saúde. Ë um componente obrigatório por lei.
- Silencioso intermediário
Entre outras funções, reduz os ruídos do motor, evita a entrada de gases na cabine e ajuda a economizar combustível.
- Silencioso traseiro
Completa as funções do intermediário.
Verificando problemas
É fácil detectar quando o sistema ou um dos componentes do escapamento está com problemas, tais como trincas e furos devido à fadiga do material ou corrosão, isso devido ao nível de ruído ou pelas fortes vibrações ou batidas no fundo do carro, decorrentes da quebra do escapamento.
Cuidados
- Antes de substituir somente algumas peças do escapamento, analise o conjunto por inteiro, pois outras peças podem estar avariadas e comprometerem, em pouco tempo, a peça substituída.
- Nunca use solda, porque quando uma das partes do sistema de escapamento está quebrada, seus componentes internos já estão danificados e não oferecem estrutura para suportar os tubos e silenciosos. A solda em um conjunto deteriorado prolonga a sua vida no máximo por 15 dias.