As polias, correias e tensores são elementos de transmissão de força do motor. Transmitem as rotações do virabrequim para as demais áreas do motor como, por exemplo, comando de válvulas, e ainda transmitem rotações para acessórios do motor como: alternador, bomba d’água entre outros. As correias também fazem a ligação entre as polias. Já os tensores determinam a tensão constante, controlada e correta nas correias, para que fique sempre em contato com as polias.
Polias, tensores e correias são componentes que se desgastam e precisam de revisões periódicas. A polia precisa ser trocada geralmente a cada quatro ou cinco anos, ou 60 mil quilômetros, o que vencer primeiro. São sinais de desgaste: o excesso de vibração em marcha lenta e problemas na parte elétrica do carro. Ignorar os sinais do carro pode resultar no travamento completo da polia. Assim, o alternador perde sua função e, por consequência, não carrega mais a bateria.
Motor-polias a vida útil dos tensores e correias também varia entre 50 mil e 60 mil quilômetros. A partir daí, o desgaste das peças começa a causar vibração, ruído e falhas no sistema da correia de acessórios do motor, que é o responsável pelo acionamento da direção hidráulica, do ar-condicionado, da bomba d’água e outros sistemas do veículo. Se essa correia arrebentar, o motor para de funcionar. O ideal é que correias e tensores sejam trocados juntos, para que o desgaste de um não comprometa o funcionamento do outro.
O contato constante do carro com terra, areia, pó ou água, pode reduzir a durabilidade das peças. O indicado, nesse caso, é diminuir o tempo entre uma revisão e outra. Uma prática prejudicial e que deve ser evitada é a lavagem do motor, para não correr o risco da água contaminar componentes internos e acessórios do motor.