O que é?
O freio forma um conjunto e constitui item de segurança número um de um veículo. Sua função é diminuir a rotação da roda até fazê-la parar de girar. Imagine um carro cujos freios estejam funcionando perfeitamente, mas esteja com os pneus carecas e trafegando em uma pista molhada. Os freios podem ser acionados, mas não há garantia de que o veículo irá parar junto com as rodas.
Cuidados:
- Revisar todo o sistema de frenagem do carro a cada seis meses ou 5 mil km. A manutenção é essencial, pois muitas vidas dependem disso.
- Trocar o fluido do freio a cada ano (ou 10 mil km).
- Verificar o estado das pastilhas a cada 10 mil km.
- Trocar as lonas ou sapatas de freio entre 25 mil km e 40 mil km.
- Não pisar no freio de forma brusca. Fazer isso progressivamente e com antecedência.
- Utilizar o freio com uma marcha engatada. Assim será evitado desgaste das pastilhas e discos de freio.
- Não trafegar com o freio de estacionamento acionado.
- Fazer revisão preventiva quando a luz de advertência permanecer acesa ou quando perceber qualquer irregularidade.
- Não carregar o veículo acima de sua capacidade.
- Não alterar as configurações do freio, como substituir componentes por outros de características diferentes.
Como identificar problemas:
- Se quando você pisa no pedal do freio ocorrem ruídos metálicos, isso pode significar pastilhas gastas. Troque-as antes de começar a perceber esse barulho.
- Caso precise usar muita força para acionar o pedal do freio é sinal de problema no servo freio (equipamento que aumenta a força exercida sobre o pedal).
Teste o freio de seu veículo:
- Com o carro ligado, coloque o pé no freio com esforço médio, durante 5 segundos. Se o pedal não se mover, é sinal de que o freio está em boas condições.
- Em via de pouco movimento, a cerca de 30 km/h, coloque o carro em ponto morto e freie. O veiculo deverá parar, sem puxar para a direita ou para a esquerda. Verifique também se o freio de mão consegue frear o carro em uma ladeira travando todas as rodas.