O que é
A injeção eletrônica nada mais é do que um sistema eletrônico cujos componentes vieram substituir os carburadores dos veículos mais antigos.
Como funciona
Uma central eletrônica recebe informações de sensores e atuadores distribuídos pelo motor e em componentes do carro (velocidade, pressão do ar, temperatura, ar-condicionado, direção hidráulica, etc.) e, dessa forma, gerencia, numa fração de segundo, freqüência e quantidade de ar combustível a ser injetado na câmara de combustão do motor.
Orientações
- Devido à sua complexidade, o sistema de injeção eletrônica de combustível somente deve ser manuseado por profissionais tecnicamente qualificados.
- Na maioria dos veículos, há no painel uma lâmpada de advertência que, ao piscar ou manter-se acesa com o motor em funcionamento, indica alguma anomalia no sistema.
- Em caso de dificuldade de fazer o motor funcionar pela manhã, ou quando este apresentar falhas ou engasgos, é provável que o sistema necessite de limpeza e /ou manutenção preventiva. Essa recomendação também é válida para carros com carburador.
- Devem ser tomados cuidados especiais para dar uma “chupeta” em carro com injeção eletrônica. Uma sobrecarga ou inversão de polaridade dos cabos da bateria pode danificar seriamente o sistema.
- Veículos com catalisador não devem funcionar com o sistema falhando, pois basta um pequeno excesso de combustível para danificá-lo irremediavelmente, Se o motor do seu veiculo não funcionar, a melhor solução e chamar o reboque e levá-lo para uma oficina. Nunca tente fazer o motor pegar no tranco.
- Na lavagem do motor do veículo, observar se todos os componentes foram cuidadosamente enxutos, para que não sofram avaria.
- Evite fazer com que o veiculo equipado com injeção eletrônica pegue no tranco (empurrar).
- E aconselhável que, a cada 20 mil km ou uma vez por ano, seja feita manutenção preventiva do sistema.